segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Fitoterapia caseira - chás de ervas aromáticas




Fitoterapia caseira

Muitas plantas e ervas podem ser adquiridas, sob a forma de saquinhos de chá, em lojas de produtos dietéticos e supermercados, mas também se podem preparar em casa bebidas à base de ervas. Os chás e as infusões, feitos a partir das flores ou das folhas da planta, podem ser utilizados como bebida ou como gargarejo. Use uma colher de chá de plantas secas – ou duas colheres de chá de plantas frescas - por cada chávena de água a ferver. Deite a água a ferver sobre a planta, tape e deixe assentar durante 5-10 minutos. Coe e beba ainda quente, sem açúcar. Adicione um pouco de mel, se o desejar. Para fins medicinais, beba uma chávena três vezes ao dia. As decocções, que se fazem fervendo raízes ou casca de árvore em água, podem ser preparadas e utilizadas da mesma maneira.

Quando utilizar plantas frescas para fazer infusões ou decocções, deve lavá-las com cuidado para eliminar a sujidade ou os resíduos de pesticidas.








INFUSÕES DE PLANTAS E AS SUAS APLICAÇÕES

Os chás de ervas aromáticas disponíveis em saquinhos passam por testes de qualidade e segurança . Desaconselham-se os chás de ervas durante a gravidez, à excepção dos de hortelã-pimenta,tília e camomila que se diz aliviarem os enjoos matinais. Indicam-se alguns mais conhecidos e suas alegadas propriedades:


Camomila – Chá relaxante e calmante, alivia a ansiedade e as insónias.


Flor de Sabugueiro – Para aliviar o catarro e os problemas de sinusite.


Funcho – Este chá ajuda em casos de indigestão , gases e distensão abdominal.


Hortelâ-Pimenta – Alivia as náuseas e reduz os gases.


Folha de Framboesa – Acalma o aparelho digestivo.


Cinórrodo – Óptima fonte de vitamina C. Quando combinado com flores de Hibisco,o chá de Cinórrodo (fruto da Silva-macha) tem um agradável sabor a limão.









Nenhum comentário:

Postar um comentário